Moringa Oleífera retarda o envelhecimento: Verdade ou Mito?

0
1008
moringa retarda o envelhecimento

Forever young, I wanna be forever young!”

[Jovem para sempre, eu quero ser jovem para sempre]

A música da banda americana, Alphaville, pode ser de 1984, mas expressa um desejo latente ainda hoje: manter a juventude!

Nesse sentido, o extrato de Moringa Oleífera é perfeito, já que é capaz de revitalizar e reduzir os sinais de envelhecimento da pele. Mas os benefícios vão muito além!

Antes de entender como a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento, vale a pena entender o que causa o envelhecimento!

Saiba mais: O que é a Moringa Oleífera: 3 coisas que você precisa saber!

De que envelhecimento estamos falando?

moringa retarda o envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural e pelo qual todo o ser vivo passa!

Embora o envelhecimento da pele seja mais visível, o envelhecimento atinge absolutamente TODAS as células do seu corpo!

De acordo com esta definição, envelhecimento é o “processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo“.

Saiba mais:  5 razões incríveis para usar a Moringa no tratamento de dores!

Ou seja, este é um processo natural e pelo qual todo o ser vivo passa, desde plantas e animais, até nós, os seres humanos! Só que no nosso caso, o envelhecimento pode ser classificado em 3 diferentes categorias:

  1. Cronológica: Aquela medida pelo calendário romano. Ex: Idade
  2. Biológica: Alteração funcional e estrutural do organismo. Ex: Pele enrugada
  3. Social: Se refere ao seu papel social. Ex: Aposentadoria

Ainda que seja importante entender como ele funciona em todas essas camadas, aqui nos interessa muito mais entendê-lo biologicamente.

Isso porque essa é uma das camadas que mais afeta a qualidade de vida das pessoas, já que causa muitas alterações físicas. Dessa forma você poderá entender melhor como a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento!

Guia prático da Moringa Oleífera

Por que nós envelhecemos?

moringa retarda o envelhecimento
Embora seja um processo natural, o envelhecimento assusta muita gente. Mas a Moringa Oleífera pode mudar isso!

Mesmo que esse seja um processo natural, alguns alguns fatores podem desencadear, e até mesmo acelerar, o envelhecimento das células.

Por exemplo, você já notou que populações que vivem em regiões onde o clima é quente e árido geralmente parecem mais velhas?

Pois é! Isso não é coincidência!

A exposição à radiação ultravioleta – vulgo, raios do sol – é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Aliás, isso pode levar a um aumento no risco de desenvolvimento de problemas de pele, como rugas, lesões e até mesmo câncer!

Mas por que isso acontece? Simples!

A exposição prolongada ao sol pode causar algo chamado de estresse oxidativo das células, que acaba aumentando a produção de radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar – ou oxidar – as células sadias do nosso corpo. E embora possa parecer, em níveis normais os radicais livres não são prejudiciais à saúde!

Na verdade, eles são produzidos pelas nossas próprias células durante o processo de queima de oxigênio, e utilizados para converter os nutrientes em energia. Depois, eles são neutralizados pela ação dos antioxidantes.

Você pode gostar: Testosterona baixa por prejudicar a saúde dos homens!

O problema acontece quando nos expomos prolongadamente aos raios ultravioletas. Isso acaba estimulando a produção dos radicais livres, tornando-os tóxicos ao nosso organismo.

Além disso, quando não temos uma alimentação balanceada, deixamos de consumir antioxidantes naturais, o que prejudica ainda mais nossa saúde.

Se você já tinha ouvido falar da Moringa antes, é provável que já tenha entendido como a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento!

Mas antes de falar disso, que tal entender mais sobre a importância dos antioxidantes?

Saiba mais: 3 maneiras de utilizar a semente de Moringa Oleífera!

A importância dos antioxidantes

moringa retarda o envelhecimento
Os antioxidantes têm um papel importantíssimo quando o assunto é combater o envelhecimento

Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de atrasar ou bloquear a oxidação de um substrato oxidável. Em outras palavras, são eles que protegem você da ação indevida dos radicais livres.

Eles se dividem, basicamente em 2 grupos:

  1. Sistema enzimático endógeno: Produzido pelo próprio organismo
  2. Sistema não-enzimático exógeno: Adquiridos por meio da alimentação

Saiba mais: Aprenda a ter uma alimentação saudável com estas 8 dicas!

Além dessa divisão, existem outras, assim como diversas substâncias que são consideradas antioxidantes. Algumas delas, as mais conhecidas são:

Guia prático da Moringa Oleífera

  • Beta-caroteno
  • Licopeno
  • Flavonoides
  • Curcumina
  • Retinol (vitamina A)
  • Ácido Ascórbico (vitamina C)
  • Tocoferóis (vitamina E)

Aqui citamos apenas alguns, mas a verdade é que a lista continua!

Só que, afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com o tema deste artigo e como a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento?

Você pode gostar:  A verdade sobre os alimentos afrodisíacos!

Como a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento?

moringa retarda o envelhecimento
As folhas da Moringa possuem um potencial terapêutico capaz de retardar o envelhecimento!

De várias formas!

Apenas para você ter uma ideia, são cerca de 46 antioxidantes encontrados nas folhas da Moringa que, juntos, combatem a degeneração celular.

A abundância de nutrientes e compostos anti-inflamatórios encontrados nesta planta é muito acima da média. Por isso, ela ajuda a desacelerar a deterioração característica do processo de envelhecimento do corpo de uma maneira tão incrível!

Ao contrário de muitas outras soluções para retardar o envelhecimento a Moringa é uma forma natural e que não tem efeitos colaterais.

Além disso, a Moringa Oleífera retarda o envelhecimento não apenas superficialmente, mas também em um nível celular. Ou seja, essa revitalização celular ocorre em todos os órgãos do corpo, visíveis ou não, como pele, cérebro, coração, rins, intestino e por aí vai.

Isso se deve, basicamente, à ENORME quantidade de nutrientes como ferro, zinco e proteínas, assim como vitaminas do complexo B. Além, é claro, de todos os antioxidantes!

Saiba mais: Entenda como a Moringa ajuda no controle de peso!

1. A rainha dos antioxidantes

Além de possuir uma grande quantidade de antioxidantes, a Moringa possui um dos maiores índices ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity). 

Este é um teste que mede a capacidade de absorção dos radicais livres pelo organismo. O da Moringa Oleífera é um dos mais altos já encontrados, alcançando a marca de 157,600 umole TE/100g.

Apenas para você ter uma ideia, o do chocolate, considerado o campeão neste índice até então, é de apenas 20,816 umole TE/100g. Ou seja, além de entrar para o rol de supearlimentos, a Moringa Oleífera é a rainha dos antioxidantes!

É claro que ainda são necessários mais estudos sobre o tema. De todo modo, não deixa de ser impressionante, não é mesmo?!

Saiba mais: Chocolate estimula a serotonina: Mito ou verdade?

2. Pele hidratada e macia

Um estudo americano de 2015 comprovou que esta fantástica planta possui um potencial medicinal antibacteriano e anticâncer, além de uma incrível capacidade antioxidante!

Eles descobriram que o extrato da Moringa ajuda a reduzir as rugas, a aspereza e a escamosidade da pele, devido, principalmente aos seus compostos fenóis.

Isso acontece porque ela ajuda a diminuir a perda de água, o que leva a uma maior retenção do líquido e, portanto, maior hidratação da pele. É justamente isso que dá uma aparência mais jovem à pele!

Mas, este benefício não se estende apenas à área estética! 

Você pode gostar: 5 melhores benefícios dos exercícios físicos!

Guia prático da Moringa Oleífera

3. A melhor regeneradora

Outro ponto em que a Moringa merece destaque é na quantidade de zeatina, também chamada de citocina. Essa é uma substância que auxilia no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Mas para além disso, a zeatina também tem efeitos extremamente positivos para nós, já que aumenta a atividade dos antioxidantes!

Ela também ajuda a proteger as células saudáveis do estresse oxidativo, que falamos lá em cima. Além disso, ela também ajuda a aumentar a multiplicação das células jovens, o que acelera a substituição de células mortas pelas células jovens e sadias!

Saiba mais:  3 maneiras de consumir a Moringa que você precisa conhecer!

Quando a dieta inclui estes nutrientes, o corpo humano também pode combater o envelhecimento, que começa no nível celular. Por isso, incluir a Moringa Oleífera na sua dieta trará inúmeros benefícios para a sua saúde!

O que você achou deste artigo? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here