7 benefícios da meditação comprovados pela ciência

0
373
benefícios da meditação

Quer meditar, mas não sabe se isso realmente funciona? Você não está sozinho! Confira aqui os 7 benefícios da meditação (já comprovados pela ciência)!

Com certeza você já deve ter ouvido por aí que a meditação pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde!

Mas até que ponto isso é verdade? Afinal de contas, como é que algo tão simples como sentar e respirar pode beneficiar você?

Bem, de acordo com a ciência – SIM, a ciência – a meditação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da sua mente e do seu corpo. Mas antes de entrar mais a fundo nessa questão, precisamos primeiro discutir uma coisa muito importante!

Saiba mais: 10 dicas para acordar mais feliz a partir de AMANHÃ!

O que é a Meditação, afinal?

benefícios da meditação
São práticas que ajudam a alcançar um estado de clareza mental e emocional!

De um modo geral, a meditação são conjuntos de práticas nas quais o indivíduo foca sua mente em um objeto, pensamento ou atividade em particular.

Vale afirmar que o objetivo final daquele que medita é alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Então, “meditação é ficar sentado por horas em silêncio cantando músicas em uma língua estranha, certo?” NÃO!

Bem, a menos que você escolha fazer dessa maneira… Até porque, existem diversos tipos de meditação e, portanto, diversas formas de alcançar a tal clareza mental!

Apenas para você ter ideia, existe a meditação transcendental, o budismo kadampa, o raja ioga, o vipassana, dentre muitos e muitos outros tipos de meditação!

Entretanto, ideias pré-concebidas sobre o que é meditação impediram que as pessoas soubessem disso e acreditassem que meditação é apenas sentar e cantar cânticos em uma língua estranha.

Aliás, essa ideia vem lá da década de 60, quando a prática foi introduzida e divulgada no ocidente junto com o movimento hippie. Justamente por isso a meditação foi, por muito tempo, vista como uma atividade “de loucos”.

Porém, a ciência de hoje é capaz de comprovar os inúmeros benefícios da meditação. Sem mais delongas, vamos conferir os 7 benefícios da meditação comprovados pela ciência!

Saiba mais: 11 dicas para mudar seus hábitos alimentares esse ano!

1. Reduz o estresse

benefícios da meditação
Meditar pode ser uma ótima forma de lidar com o estresse do dia a dia!

Anda se sentindo muito sobrecarregada com o trabalho? Ou talvez muito estressado com o trânsito e com a família? Que tal começar a meditar?

Um estudo envolvendo mais de 3 mil adultos demonstrou que a redução dos níveis de estresse são um dos muitos benefícios da meditação!

Por exemplo, demonstrou-se que a meditação transcendental – um dos muitos estilos meditativos – reduziu a resposta inflamatória causada pelo estresse. Diversos estudos também comprovaram que a meditação pode combater outros sintomas do estresse.

Um exemplo? Comprovou-se que a síndrome do intestino irritável, a fibromialgia e o estresse pós-traumático podem ser combatidos com a meditação.

Você pode gostar: Aprenda a reconhecer os sintomas da impotência!

2. Ajuda a controlar a ansiedade

benefícios da meditação
A meditação ajuda a reverter os níveis de ansiedade, revelou pesquisa americana!

Menos estresse significa menos ansiedade. Aliás, menos ansiedade significa maior qualidade de vida!

De acordo com um estudo americano de 8 semanas, a meditação transcendental ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. Pelo menos foi o caso dos 174 adultos investigados nessa pesquisa.

Além disso, descobriu-se que a meditação também ajudou os participantes que sofriam com transtornos de ansiedade, como fobias e ataques de pânico. Mas, mesmo que você não sofra com os sintomas da ansiedade, ainda assim os benefícios da meditação podem ser muitos!

Por exemplo, a meditação pode ajudar a controlar a ansiedade relacionada ao ambiente de trabalho. Afinal de contas, todos precisamos de uma ajudinha para lidar melhor com toda a pressão da vida contemporânea!

Saiba mais: Entenda as mudanças hormonais da vida das mulheres!

3. Combate a depressão

benefícios da meditação
A depressão é considerada a doença do século, mas pode ser combatida por meio da meditação!

Alguns tipos de meditação podem ajudar você a ter um maior controle emocional. Mas não apenas isso!

Dois estudos – para dizer o mínimo – comprovaram que a meditação pode diminuir a incidência de depressão em adultos.

Um estudo em específico acompanhou, ao longo de 3 anos, cerca de 18 adultos diagnosticados com depressão. Os resultados foram realmente animadores, já que todos apresentaram queda nos níveis de depressão!

Um outro estudo descobriu que a meditação pode melhorar o autoconhecimento, a resiliência emocional e até mesmo a inteligência!

Em outras palavras, com a meditação, é possível combater a depressão e aumentar o controle sobre as próprias emoções!

Saiba mais: Depressão sazonal: o que é e como identificar?

4. Melhora o autoconhecimento

benefícios da meditação
Se você quiser conhecer mais a si mesmo, a meditação pode lhe ajudar!

Por meio da prática da auto-observação na meditação e na vida diária, mesmo as nossas questões mais profundas podem ser respondidas. E para isso, a meditação é ideal!

Por exemplo, a meditação auto-inquisitiva ajuda a desenvolver uma maior compreensão de si mesmo e daqueles ao seu redor. Outros tipos de meditação podem ajudar você a reconhecer padrões de pensamentos negativos e autodestrutivos.

A ideia é que, por meio da meditação, você poderá se tornar mais consciente dos seus hábitos e pensamentos e, portanto, poderá construir padrões mais saudáveis!

A meditação é, inegavelmente, uma colaboradora no processo de fundamentação de nosso desenvolvimento mental e espiritual e nosso sentido de vida!

Saiba mais: Chocolate estimula a serotonina: será verdade mesmo?

5. Melhora a sua imunidade

benefícios da meditação
Meditar pode ajudar o seu corpo a prevenir doenças, além de se recuperar mais rapidamente!

Você também é do tipo que fica doente sempre? Pois então essa será uma ótima notícia pra você! Meditar pode ajudar você a ficar mais saudável por mais tempo!

Um estudo americano realizado em 2003 demonstrou outro incrível benefício da meditação: o aumento da imunidade!

O estudo demonstrou que um curto programa de meditação transcendental produz consideráveis efeitos no cérebro e na imunidade. Neste caso, verificou-se um considerável aumento de anticorpos contra o vírus influenza.

Isso não quer dizer que você deva parar de tomar os cuidados que já toma com a sua saúde, viu!

Saiba mais: Como turbinar a sua saúde com a Moringa Oleífera!

6. Combate dores e inflamações

benefícios da meditação
Pode parecer exagero, mas a meditação pode ajudar a combater dores e inflamações!

Esse benefício da meditação pode até parecer exagerado à primeira vista, mas já foi comprovado em diversos estudos!

Até porque, sua percepção da dor está conectada com o seu estado mental. E, dependendo dos seus níveis de estresse, pode ser muito ruim.

Por exemplo, um estudo observou os efeitos da meditação transcendental em um grupo de 3.500 pessoas. Ele descobriu que a meditação estava associada a uma diminuição da dor crônica ou intermitente.

Um outro estudo descobriu que pacientes terminais que meditavam experimentavam uma melhora da dor crônica no fim da vida. Em resumo, a meditação pode diminuir a percepção de dor no cérebro.

Saiba mais: Conheça um tratamento natural contra a Artrite Reumatoide!

7. Melhora a qualidade do sono

benefícios da meditação
Meditar pode ajudar você a dormir melhor à noite!

Praticamente metade da população mundial luta contra a insônia em algum ponto da vida.

Um estudo comparou dois programas de meditação transcendental. Enquanto um grupo praticaria meditação transcendental, o outro não praticaria.

Aqueles que praticaram a meditação conseguiram pegar no sono muito mais rapidamente. Além disso, a qualidade de sono desses participantes também foi muito melhor do que aqueles que não meditavam.

Ou seja, a meditação pode ajudar você a relaxar o corpo, liberar a tensão e cair no sono muito mais facilmente!

Saiba mais: O que é nictúria e quais as causas desse mal?

Você já conhecia esses benefícios da meditação? Comente aqui embaixo se você conhece outros benefícios!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here