Perdeu o dente? Confira estas 4 dicas infalíveis!

0
1013
perdeu o dente

Perder o dente é uma situação complicada! Entretanto, suas conseqüências podem ser minimizadas quando tomamos a atitude correta! Confira 4 dicas para…

Imagine a seguinte situação: você estava tranquilo quando, de repente, sofre um acidente que faz você perder o dente!

É uma situação complicada, mas a verdade é que nunca estamos livres de sofrer um acidente. Entretanto, suas conseqüências podem ser minimizadas quando tomamos a atitude correta!

No caso de um trauma dental, quando o dente quebra ou sai do seu lugar, o fundamental é manter a calma!

Confira agora outras 4 dicas valiosas para não ser pego de surpresa!

1. Coloque o dente no leite

perder o dente
Acredite, colocar o dente no leite realmente ajuda!

Pode parecer uma medida estranha, mas colocar o dente perdido no leite ou no soro fisiológico ajuda a manter vivas as células do dente. Isso é essencial no caso de um possível reimplante.

E embora pareça a solução mais acertada, lavar ou esfregar o dente não são as melhores opções! Isso porque ao lavá-lo ou esfregá-lo você pode acabar eliminando ou danificando as células, o que poderá impossibilitar um reimplante.

Caso o dente tenha quebrado completa ou parcialmente, colocar o dente em leite ou soro também pode ajudar. Vale lembrar que não importa se a quebra foi grande ou pequena, após o ocorrido é importante ir ao dentista para verificar se houve dano à polpa do dente.

2. Em caso de sangramento

perder o dente
O sangramento pode assustar, mas é preciso manter a calma!

Primeiramente é necessário identificar a origem do sangramento!

Sangramentos nos lábios ou na língua, por exemplo, podem acontecer em casos de acidentes. Nesses casos, o ideal é manter uma gaze umedecida pressionada no local de modo a controlar o sangramento.

Caso o sangramento seja muito abundante, o ideal é esperar ajuda especializada chegar. Por outro lado, sangramentos na gengiva podem ser resultado de uma escovação muito vigorosa ou do uso incorreto de fio dental.

De todo modo, também pode ser um indicativo de doenças periodontais, como a gengivite ou a periodontite. Por isso, vale a pena procurar um profissional para investigar as causas e iniciar o tratamento o quanto antes.

3. Em caso de deslocamento

perdeu o dente
Caso você tenha quebrado ou deslocado a mandíbula, mantenha a acalma!

Caso você desconfie de um deslocamento ou mesmo quebra da mandíbula, procure imediatamente ajuda de um profissional especializado em bucomaxilofacial.

Somente ele poderá solicitar os exames e radiografias necessários e que vão determinar se você precisará ou não de cirurgia, bem como os tratamentos necessários!

4. Que informações passar para o dentista

perder o dente
É extremamente importante passar todas as informações para o dentista!

Existem algumas informações que você poderá passar para o dentista de modo a facilitar o atendimento. Dá só uma olhada:

  • Onde foi o local do acidente?
  • Ficou desacordado em algum momento?
  • Está confuso ou sonolento?
  • Está com a vacina antitetânica em dia?

E lembre-se de manter a calma e o controle da situação, especialmente se o trauma dental acontecer com outra pessoa. Isso ajudará a pessoa que sofreu o acidente a se acalmar e colaborar com o tratamento!

Conhece outras medidas que podem ajudar nesses casos? Compartilhe com a gente aqui embaixo!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here