Você sabia que existem 3 fases da adolescência?

0
2602

A adolescência – frequentemente referida como “aborrescência” – é mesmo uma fase complicada…

Em termos gerais, a adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a vida adulta, mas isso ainda é uma definição muito ampla. Por isso, no post de hoje, nós vamos nos dedicar um pouco ao tema!

Vamos do princípio!

Você pode gostar: Conheça os 3 tipos de gêmeos!

O que é a adolescência?

fases da adolescência
O próprio conceito de adolescência é relativamente muito novo!

Parece fácil de definir, mas na verdade não é bem assim! Aliás, nem mesmo os pesquisadores entraram em um consenso sobre o significado do termo adolescência!

Isso porque o início e o fim da adolescência varia culturalmente de nação para nação, e entre culturas e legislações. 

Por exemplo, no Brasil, o Estatuto da Juventude, diz que a adolescência vai dos 12 anos até aos 18 anos, e que a juventude vai até os 29 anos. Por outro lado, a Assembleia Geral das Nações Unidas, afirma que a juventude vai até os 24 anos!

Entretanto, para fins práticos, nós ficamos com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo eles, a adolescência é o período da vida que inicia aos 10 anos e termina aos 19 anos completos, mas que pode se estender até os 24.

Você pode gostar: Canhotos vivem menos do que os destros?

A OMS também divide a adolescência em 3 fases: a pré-adolescência, a adolescência em si, e a juventude, concluindo o ciclo que liga a infância à vida adulta.

Vale lembrar apesar das definições legais, o fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológicas, mas sobretudo de ordem sociocultural!

Vamos agora às 3 fases da adolescência!

As 3 fases da adolescência

Primeiramente, é preciso entender que a adolescência vai muito além das acnes e da irritação! Afinal de contas, é nesta fase que ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. E são esses mesmos hormônios que acabam por influenciar diretamente o comportamento dos adolescentes!

Os adolescentes podem variar muito (e muito rapidamente) de humor e de comportamento durante as fases da adolescência.

Portanto, agressividade, felicidade, tristeza, agitação e preguiça são comuns entre muitos adolescentes nas 3 fases da adolescência que vamos falar agora!

1.  Pré-adolescência (10 à 14 aos)

fases da adolescência
A pré-adolescência, ou puberdade, marca a primeira das 3 fases da adolescência!

Esta é a primeira fase da adolescência, e também é conhecida como “puberdade“! Ela vai dos 10 aos 14 anos e é quando começam as mudanças físicas e psicológicas!

Por exemplo, é durante a puberdade que os órgãos sexuais começam a se desenvolver. Nos meninos, é quando os pelos pubianos começam a surgir, o pênis e os testículos a crescerem e a voz a engrossar.

Já nas meninas, as mudanças mais importantes são o começo da menstruação, o desenvolvimento das glândulas mamárias e dos quadris. Além disso, começam a surgir pelos na região pubiana e nas axilas.

Entretanto, esta fase da adolescência também é marcada pelo desenvolvimento psíquico. É nesta fase que começa o despertar do próprio “eu”. Em outras palavras, é quando o indivíduo começa a tomar consciência das suas limitações e fraquezas.

Portanto, o desequilíbrio emocional também está presente e se reflete na irritabilidade e sensibilidade exageradas. Mas isso não é culpa deles não, viu! Isso acontece também por causa das mudanças hormonais!

Por isso, muitas vezes os pré-adolescentes acabam se refugiando no isolamento ou em um grupo de amigos. 

Isso tudo, aliás, prepara o jovem para a próxima fase da adolescência…

Você pode gostar: Entenda o que a testosterona faz no corpo do homem!

2. Adolescência (15 aos 19 anos)

fases da adolescência
A adolescência pode ser uma fase um tanto quanto complicada, por isso é preciso ter paciência com eles!

Nesta fase, que vai dos 15 aos 19 anos, acontece a consolidação de muitos processos que começaram no período anterior, especialmente no corpo.

Porém, as maiores mudanças neste período são mesmo as psicológicas!

Durante a adolescência, é quando a pessoa parra a descobrir – agora mais conscientemente – a própria intimidade.

Por esta razão, a introversão e a timidez são muito comuns nesta fase, já que o adolescente sente necessidade de viver dentro de si mesmo!

É também nesta fase que aumenta o interesse pelo sexo oposto e que surge a necessidade de viver “o primeiro amor” – ainda que seja platônico.

De uma maneira geral, os conflitos internos desta fase são explicados pelo medo da opinião alheia, além da desconfiança em si mesmo e dos outros.

Porém, além disso, há também um sentimento de inconformismo e agressividade, provocados pela frustração de ainda não poder responder por si mesmo.

Você pode gostar: 5 mitos sobre a TPM que você precisa conhecer!

3. Juventude (20 aos 24 anos)

fases da adolescência
Embora muitas pessoas não saibam, a adolescência é uma fase que pode ir até os 24 anos!

Esta é a última fase da adolescência, vai dos 20 aos 24 anos de idade. Ela marca o final da adolescência e o início da fase adulta, onde o indivíduo começa a se compreender mais claramente e sua integração no mundo.

Nesta fase, as mudanças corporais são muito mais sutis, uma vez que já se estabilizaram. Neste período o jovem também apresenta uma significativa melhora na superação da timidez e se mostra menos vulnerável às dificuldades, o que é muito positivo!

Além disso, esta é a fase em que começam a ser feitos planos de faculdade e carreira, por exemplo. 

Pode ser uma fase confusa, já que representa outra transição na vida do jovem. Entretanto, com apoio de familiares e amigos tudo fica mais fácil.

Você pode gostar: Estes são os 10 mandamentos para acordar feliz!

Como nas outras fases, o diálogo e o acompanhamento neste período também são fundamentais. Além disso, nos casos de mudanças severas (biológicas ou comportamentais) é importante que seja feito um acompanhamento médico ou psicológico!

Curtiu este artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here