Embora isso não seja regra, a época que antecede a menstruação pode ser um martírio para muitas mulheres. Entretanto, algumas mulheres sortudas – só que não – experimentam sintomas muito mais intensos do que outras.
É o caso das mulheres que sofrem com a TDPM. Embora sejam muito parecidas, existem uma significativa diferença entre TPM e TDPM!
Saiba mais: Entenda as fases e mudanças hormonais das mulheres!
Você sabe a diferença entre TPM e TDPM?
Independe de ser homem ou mulher, você provavelmente já ouviu falar em TPM e já sabe o que ela significa. Mas você já ouviu falar em TDPM?
De acordo com o psiquiatra, Dr. Joel Rennó Jr, e a nutricionista Dra. Adriana Trejger Kachani existe uma diferença significativa entre as duas!
E embora tanto a TPM quanto a TDPM possam afetar negativamente a vida das mulheres, elas tem tratamento!
Mas antes, assista ao vídeo abaixo e entenda melhor a diferença entre a TPM e a TDPM!
Fonte: Canal Você Bonita
O que é TPM?

Por definição, TPM, ou tensão pré-menstrual, se define como um conjunto de sinais e sintomas que antecedem a menstruação e que desaparecem junto com ela.
Isso acontece porque durante este período as variações nos níveis de estrogênio e progesterona são muito grandes. Porém, é importante lembrar que nem todas as mulheres experimentam os mesmos sintomas e na mesma intensidade.
Para algumas, os 10 dias que antecedem a menstruação podem ser tranquilos, com poucos ou nenhum sintoma. Por outro lado, para algumas mulheres os sintomas podem ser bastante incômodos.
Saiba mais: Conheça 5 mitos sobre a TPM!
Embora possa realmente atrapalhar a qualidade de vida da uma mulher, a TPM não é uma doença e os sintomas podem ser tratados facilmente.
Alguns pequenos ajustes nos hábitos e na alimentação já podem representar uma grande melhora nos sintomas mais incômodos!
Saiba mais: Saiba os 5 maiores benefícios de uma boa alimentação!
Mas afinal, qual a diferença entre TPM e TDPM?
O que é TDPM?

TDPM é a sigla que designa o Transtorno Dismórfico Pré-menstrual.
Tecnicamente, a TDPM é o mesmo que a TPM, já que as duas acontecem no período que antecede a menstruação. Entretanto, ela é considerada pelo OMS como uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 5% das mulheres que estão no período menstrual.
Em outras palavras, é como se fosse uma espécie de TPM mais forte, onde os sintomas físicos, emocionais e psicológicos afetam a mulher de maneira muito mais grave. Em alguns casos pode trazer grande prejuízos para vida familiar, emocional e profissional da mulher.
Outra diferença entre os dois é que o transtorno dismórfico pré-menstrual deve receber um diagnóstico médico. Além disso, o tratamento e acompanhamento deverá ser feito por um psiquiatra e um ginecologista, por exemplo.
Saiba mais: Gonorreia: Conheça os sintomas e formas de prevenção!
Neste caso, além dos ajustes, deverá ser feito também um tratamento com alguns medicamentos que podem ajudar, afirma o Dr. Joel Renó Junior.
Como saber se tenho TPM ou TDPM?

Agora que você já entendeu a diferença entre TPM e TDPM, pode ser que você esteja se perguntando qual seria o seu caso.
Algumas dicas simples podem ajudar você a descobrir!
- Conheça o seu ciclo, se ele é de mais ou menos que 28 dias
- Saiba quanto tempo dura a sua menstruação e qual a intensidade do fluxo
- Anote os dias nos quais os sintomas aparecem mais
- Anote os dias em que a variação de humor for maior.
Mas lembre-se que antes de começar qualquer tratamento medicamentoso, é importante consultar um médico!
Saiba mais: Fitoterapia não é o mesmo que medicamento fitoterápico!
E você, já conhecia a diferença entre TPM e TDPM? Compartilhe a sua história com a gente!