Mito ou verdade: Existe câncer de mama no homem?

0
1438
câncer de mama no homem

Você pode até não saber, mas existe câncer de mama no homem. Na verdade, para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe 1 homem!

Você pode até pensar que pelo fato de ser homem, não precise se preocupar com o câncer de mama. Porém, nesse caso você estaria redondamente enganado, infelizmente!

Na verdade, pouca gente sabe, mas o câncer de mama no homem existe sim e pode ser um problema grave. Estima-se que para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe 1 homem!

Em outras palavras, cerca de 1% dos casos da doença são homens!

Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar.

Mas, será que isso chega a ser um problema?

Você pode gostar: O que acontece quando a testosterona está baixa?

Câncer de mama no homem é um problema?

cancer de mama homem
Vale lembrar que mamas e seios são coisas diferentes!

Como falamos em outro post, o câncer ocorre quando existe uma produção desenfreada de células. Quando essa proliferação celular anormal se concentra nas mamas, o diagnóstico é um caso de câncer de mama.

Porém, quando pensamos em mamas, geralmente pensamos em seios, ou seja, mulheres. Entretanto, vale lembrar que mamas e seios são coisas diferentes!

Mais que isso, é importante ressaltar que homens também possuem glândulas mamárias, ou seja, mamas. Portanto, o câncer de mama pode representar um problema para os homens também!

Você pode gostar: Como a Moringa pode ajudar no tratamento da impotência?

O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes nas mulheres e alguns deles são:

  • Histórico familiar
  • Histórico de tumores anteriores
  • Excesso de peso
  • Dieta rica em gordura
  • Tabagismo
  • Alcoolismo

Além disso, vale lembrar que assim como nas mulheres, a incidência do câncer de mama aumenta com a idade. Por isso, homens a partir dos 35 e acima dos 40 anos devem prestar a atenção também!

Saiba mais: É possível prevenir o câncer de mama?

Por que é tão difícil de diagnosticar?

câncer de mama no homem
O autoexame das mamas é uma das melhores formas de diagnosticar o câncer de mama!

Infelizmente, diagnosticar o câncer de mama no homem é um pouco mais complicado do que no caso das mulheres. Isso se deve, basicamente a um motivo: a falta de conscientização!

O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina.

Além disso, a demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens. A princípio, o que parece um pequeno caroço pode ser interpretado por médicos como um caso de ginecomastia, ou seja, crescimento benigno das mamas.

O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, popularmente conhecida como o ‘bico do peito’. É nessa região que o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.

Geralmente o tumor é percebido pelo próprio paciente ou sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de secreção e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.

Você pode gostar: Quais os principais sintomas da Gonorreia?

Como fazer o diagnóstico?

câncer de mama em homens
Em caso de dúvida, procure um médico o quanto antes!

É bom lembrar que o diagnóstico de câncer de mama no homem deve ser feito por um médico. Mas, além disso, é necessário que o próprio homem preste atenção aos sinais que podem surgir.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame mensal das mamas, o exame clínico (a partir dos 40 anos) e a mamografia em caso de suspeita.

Saiba mais: 3 maneiras de fazer o autoexame das mamas!

E você, também ficou surpreso em saber que o câncer de mama também podia afetar os homens? Deixe o seu comentário aqui embaixo pra gente!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here