Será que Moringa é boa para diabetes?

0
323

Controlar os níveis de glicose não é nada fácil… Mas muitas vezes a natureza pode te ajudar com isso! Veja porque a Moringa é boa para diabetes!

Você já deve ter ouvido muito falar sobre a Moringa Oleífera, certo? Cada vez mais essa planta de origem indiana tem se tornado famosa pelos incrível potencial terapêutico que ela possui!

Aliás, os motivos pelos quais a Moringa chama a atenção são muitos! Ela contribui para o tratamento de dores articulares, auxilia o sistema circulatório a funcionar melhor, ajuda a manter colesterol, diabetes e a pressão sob controle e também fortalece o sistema imunológico.

Ufa… quanta coisa, né?

Isso porque nem tudo sobre a Moringa foi dito e pesquisado ainda… Não é atoa que hoje em dia ela é considerada um superalimento, ou até mesmo um milagre da natureza.

Dessa vez nós escolhemos um tema muuuito importante para se discutir sobre ela! Nesse artigo vamos falar o que a Moringa Oleífera tem que ajuda no tratamento e prevenção da diabetes!

Então, respondendo à pergunta do título:

SIM! A Moringa é boa para diabetes!

Moringa é boa para diabetes

Provavelmente você já sabe que a diabetes mellitus é causada por excesso de glicose (um tipo de açúcar) no sangue, certo?

Isso acontece quando a glicose não é corretamente absorvida nas células, pois o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente do hormônio insulina. Esse hormônio, produzido no pâncreas, é responsável por fazer a glicose ir para as células e fornecer energia para o corpo.

Portanto, o diabético precisa não apenas cortar os docinhos: diminuir o açúcar é importante, mas é necessário também melhorar o funcionamento do metabolismo como um todo.

É aí que entra a Moringa!

Ela é muito recomendada para auxiliar no tratamento e prevenção da diabetes, principalmente a do tipo 2. Isso porque as propriedades dela atuam em diversas partes do organismo… E isso é ótimo, já que ajuda de várias formas o seu corpo a controlar a glicemia!

Vamos então para as principais propriedades que fazem a Moringa Oleífera tão boa para controlar e prevenir essa doença!

Saiba mais: Você sabe MESMO como controlar a diabetes?

A Moringa é rica em Fibras

Moringa é boa para diabetes

Não é novidade para ninguém: quem sofre de diabetes precisa ter uma alimentação rica em fibras!

Isso porque as fibras não são digeridas pelo nosso metabolismo. Logo, “atrasam” a absorção dos outros alimentos. Por isso é tão recomendado que diabéticos consumam massas integrais e grãos ricos em fibras, por exemplo.

Portanto, um dos grandes motivos pelos quais a Moringa é boa para diabetes é por sua incrível quantidade de fibras!

Essas fibras encontradas na Moringa Oleífera, além de atrasar a digestão, fazem com que boa parte do que ingerimos seja absorvido pela flora intestinal. Dessa forma, parte dessa glicose não vai para o sangue!

Logo, o uso dessa planta contribui para que o seu metabolismo tenha mais tempo para distribuir os nutrientes da alimentação. No caso de quem tem diabetes, isso significa uma grande ajuda para abaixar a glicemia!

Aliás, de quebra ainda as fibras tão ajudar a regular o seu intestino. Legal, né?!

Saiba mais: Será que você conhece essas 10 fontes de fibras?

Os Antioxidantes da Moringa fazem toda a diferença!

Moringa é boa para diabetes

Você já deve ter ouvido muito falar desses tais antioxidantes por aí, não é verdade?

Talvez já tenha até mesmo escutado que eles combatem os tais dos radicais livres no seu organismo… Mas afinal, você sabe o que os radicais-livres e os antioxidantes tem a ver com a diabetes e com a Moringa?

Resumidamente, os radicais livres são moléculas que em excesso no nosso corpo aceleram o envelhecimento das células. Eles são produzidos pelas próprias células, a partir da combustão do oxigênio dentro delas.

Os antioxidantes, por outro lado, são as moléculas que vão se juntar aos radicais livres, minimizando o dano que eles podem causar.

No caso de quem já é diabético, um dos efeitos da hiperglicemia é o aumento dos radicais livres no organismo. E as consequências disso vão muito além do envelhecimento da pele! Na verdade, o maior risco é que os órgãos também envelhecem e encontram mais dificuldade para manter as suas funções.

Lembra que um melhor funcionamento do seu metabolismo te ajudar a controlar a diabetes? Os radicais livres podem atrapalhar a produção da insulina e dificultar todo o processo no qual a glicose é absorvida e transformada em energia. Isso tudo pode ser muito prejudicial!

Agora vem a notícia boa: na Moringa Oleífera são encontrados cerca de 46 tipos de antioxidantes!

Portanto, a Moringa é boa para diabetes também por ajudar evitar todas essas complicações que os radicais livres podem trazer. O uso dessa planta vai não só melhorar a sua pele e fortalecer seu o cabelo, mas prevenir também um desenvolvimento mais agressivo da diabetes!

Saiba mais: A Moringa Oleífera retarda o envelhecimento: sim ou não?

Oligoelementos: magnésio, potássio, cromo, cobre e zinco.

Moringa é boa para diabetes

É um nome bem esquisito e até meio feio, mas que se refere a algo essencial para o bom funcionamento do nosso corpo: oligoelementos.

Na Moringa Oleífera nós encontramos em abundância cálcio, potássio, cromo, cobre e zinco. E logo logo você vai descobrir porque isso é muito bom pra sua saúde! Melhor ainda, como eles são mais um ponto pelo qual a Moringa é boa para diabetes!

Não se deixe enganar pelo nome estranho, pois pois os oligoelementos são muito importantes em diversos processos metabólicos! E a falta deles pode causar ou agravar diversas doenças.

Quando nos alimentamos, parte do que ingerimos se torna glicose, que é o corpo utiliza para produzir energia para as células. Mas disso nós já falamos bastante, não é?

Você pode gostar: Os 5 principais cuidados para a saúde do diabético!

Mas o que eu ainda não te contei foi que, nesse processo em que as células beta-pancreáticas produzem insulina que levará essa glicose para as células, os oligoelementos são muito necessários!

Isso acontece porque eles auxiliam as enzimas em suas funções metabólicas, muitas delas associadas à hormônios, como a insulina. Por isso, a deficiência deles, em especial do zinco, cromo e cobre, podem agravar a diabetes ou então aumentar as chances de se desenvolver a doença.

Até porque, se a insulina não cumprir o seu papel, a glicose fica na corrente sanguínea, causando a hiperglicemia.

Então, temos mais um motivo para alegar que a Moringa é boa para diabetes! Pois o consumo dela também proporciona esses elementos, tão importantes para o nosso corpo.

Saiba mais: 3 coisas que você PRECISA saber sobre a Moringa Oleífera!

Não vamos esquecer do Ômega-3!

Moringa é boa para diabetes

Muito se fala no Ômega-3 e nos benefícios dele para a saúde… Mas você sabe qual é a importância dele na nossa alimentação?

Esse ácido-graxo essencial, que nós só conseguimos através da alimentação, reduz os triglicérides e elevam os níveis do HDL, o colesterol bom. Além disso, é responsável não apenas pela diminuição da glicemia em quem já é diabético, como também pela prevenção.

E, sim! A Moringa Oleífera também possui esse ácido-graxo! Ou seja, ela não ajuda somente os diabéticos, mas também contribui muito para a saúde de quem tem colesterol alto. Melhor ainda: previne quem ainda não tem nenhum desses problemas!

Além disso, é muito comum que quem sofre de diabetes tipo 2 também possua colesterol alto e outros problemas circulatórios. Nesses casos, uma quantidade adequada de Ômega-3 pode fazer toda a diferença!

E nada melhor do que encontrar isso em algo natural, não é mesmo?

Então, a Moringa é boa para diabetes também por possuir um boa quantidade de Ômega-3!

Saiba mais: Você sabe a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

“Agora que eu sei que a Moringa é boa para diabetes, como posso usar ela?”

Moringa é boa para diabetes

Uma pergunta muuuito importante, sem sombra de dúvidas!

E a resposta não é uma só. A Moringa pode ser consumida de diversas formas: chá das folhas ou flores, as folhas in natura na salada, e até as suas sementes podem ser utilizadas!

Mas quanto se fala em benefícios para a saúde, a maior concentração das propriedades que falamos aqui se encontram nas suas folhas mais jovens.

Portanto, nesse caso o pó das folhas da Moringa é uma ótima alternativa! Para quem quer controlar ou prevenir a diabetes, o mais indicado é usar o pó, as cápsulas ou/e o chá da Moringa Oleífera.

Saiba mais: Conheça essas 3 maneiras incríveis de consumir a Moringa!

Você já usou a Moringa para controlar a diabetes ou tem alguma outra sugestão de uso dessa planta? Compartilhe com a gente aqui em baixo nos comentários!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here