Controlar a diabetes: será que você sabe MESMO o que fazer?

2
822
controlar a diabetes

Trouxemos alguns mitos e algumas verdades sobre o que realmente funciona quando o assunto é controlar a diabetes!

“Você tem comido muitos doces, é bom ter cuidado com a diabetes!”

Quanta gente já não disse ou ouviu frases como essas em algum lugar? Ainda é muito comum que o pensamento que a diabetes é uma questão de quanto açúcar se ingere, quando na verdade está muito longe de ser apenas isto!

Apesar de ser conhecida há muito tempo, nem todo mundo sabe o que fazer para prevenir ou tratar a diabetes. Existem muitos mitos difundidos como verdade, e que mais atrapalham do que ajudam quem precisa cotidianamente lutar contra essa doença!

Pensando nisso, nós do  Portal Bem de Saúde preparamos esse artigo para te ajudar a entender o que realmente vai te ajudar a controlar a diabetes. Vamos lá?

Saiba mais: conheça a planta indiana que tem nutrientes INCRÍVEIS pra sua saúde!

Bem, mas se não são só os doces, o que causa a diabetes?

controlar a diabetes
Muitos alimentos “viram açúcar” no nosso corpo… e saber disso faz toda a diferença para controlar a diabetes!

Tem sim a ver com açúcar, mas não do jeito que você está pensando!

Na verdade, a diabetes não é uma só, e isso é muito importante de ser dito! Existem dois tipos de diabetes mellitus, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. As duas acontecem quando a glicose não é corretamente absorvida nas células e vai para a corrente sanguínea.

Apesar de ser um tipo de açúcar a glicose não é doce! Aliás, muitos alimentos se transformam nela no nosso corpo. Na verdade, o doce que nós geralmente ingerimos vem da frutose, associado à glicose.

Vale dizer que frutose não é processada pelo nosso fígado… E quando consumida em excesso também causa muitos problemas!

A diabetes tipo 1 é autoimune e as causas podem ser diversas, sendo o fator genético um dos mais fortes. Costuma aparecer já na infância ou adolescência. Ela acontece quando o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente do hormônio insulina.

Saiba mais: Aprenda a diferença entre o bom e o mal colesterol!

Aliás, você sabe o que é insulina?

Ela é muito conhecida como uma espécie de remédio para a controlar a diabetes, não é? Mas… na verdade, ela é oooutra coisa!

Esse o hormônio é o que faz com que a glicose vá para as células e cumpra a sua função de fornecer energia para o corpo. A insulina é produzida pelas células beta pancreáticas. Entretanto, no caso da diabetes tipo 1, as células não conseguem cumprir essa função.

Nesses casos, é o sistema imunológico que ataca as células do pâncreas produtoras desse hormônio. Por ser o responsável pela absorção da glicose nas células, a falta desse hormônio causa o famoso “excesso de açúcar no sangue”.

Porém, o tipo 2, que é o mais conhecido, pode ser prevenido e geralmente aparece na fase adulta. Na diabetes tipo 2 o que ocorre é uma sobrecarga:  o corpo não consegue produzir insulina o bastante para absorver toda a glicose ingerida.

Inclusive, isso pode acontecer por diversos fatores! Os mais comuns são:

Guia prático da Moringa Oleífera
  • Insuficiência na produção de insulina decorrente da idade;
  • Fatores genéticos;
  • hábitos alimentares muito ruins.

Por isso, para controlar a diabetes muita coisa precisa mudar na sua rotina! Vale lembrar que essas mudanças vão muito além de ingerir menos açúcar… A mudança envolve ter novos hábitos que ajudem o organismo a absorver melhor os seus nutrientes.

Você pode gostar: Você é o que você come: será que isso é verdade?

Cortar os doces é o bastante para controlar a diabetes!

controlar a diabetes
Você sabia que o doce não vem da glicose, mas da frutose? Pois é… e muita gente culpa só os docinhos!

Não é não!

Ué, mas não é só o açúcar que é o problema? Bem… Não! Na verdade, a glicose é só um dos inúmeros tipos de açúcar. O nosso corpo extrai esse açúcar dos alimentos para gerar energia. Aliás, tanto os doces quanto os amidos e carboidratos são fontes de glicose para o nosso organismo!

O gosto doce, inclusive, não vem da glicose, mas da frutose que vem junto dela. Essa cominação em excesso é muito perigosa para o  metabolismo. Por isso mesmo que vale sim dizer que reduzir os doces é necessário para controlar a diabetes!

Entretanto, é muito importante lembrar que mesmo alimentos salgados (como arroz, pão, batata) são transformados em glicose no nosso organismo. Por isso, a mudança de dieta precisa ir muito além do cortar açúcar.

Portanto, o importante é sempre estar de olho: quais alimentos rapidamente viram glicose e quais ajudam o seu metabolismo a ter mais tempo para lidar com ela?

Quer um exemplo? As fibras não são digeridas pelas nossas enzimas digestivas e por isso atrasam a digestão da glicose e da frutose. Além disso, esse atraso faz com que parte do que ingerimos seja absorvido pela flora intestinal. Dessa forma, parte dessa glicose não vai para o sangue.

Legal, né?!

Guia prático da Moringa Oleífera
Saiba mais: Descubra se você sabe quais são as 10 principais fontes de fibras!

Você sabia que muitos salgados também podem resultar no aumento da glicose?

Os carboidratos, por exemplo, são uma das maiores e mais importantes fontes de energia na nossa alimentação. E é por isso não podemos cortá-los completamente do nosso dia-a-dia!

Entretanto, por isso mesmo, muitos tipos de carboidratos são transformados rapidamente em glicose no nosso organismo. Eles são chamados de carboidratos de rápida absorção, ou carboidratos simples.

Uma dieta de quem sofre com diabetes precisa reduzir esse tipo de alimento, e focar em carboidratos de lenta absorção,também conhecidos como carboidratos complexos. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são as frutas, a batata doce ou a aveia.

Saiba mais: 11 dicas para mudar seus hábitos alimentares hoje mesmo!
controlar a diabetes
Existem diversos legumes, grãos e folhas muito ricos em fibras e que podem ser os seus melhores amigos para controlar a diabetes!

Esses alimentos são grandes aliados para controlar a diabetes. Assim como falamos sobre as fibras, eles desaceleram esse processo em que os alimentos se transformam em glicose. Dessa forma, acaba impedindo que ela vá rapidamente para a corrente sanguínea.

Aliás, é sempre bom lembrar que ter diabetes não significa necessariamente sair cortando tudo. Afinal, o corpo também precisa de energia para funcionar! Sem uma quantidade adequada de alimentos que forneçam essa energia, o corpo vai precisar produzi-la por conta. No caso de quem sofre de diabetes, o maior problema é a hipoglicemia.

Isso mesmo! A glicose também é necessária! A falta dela é muito prejudicial, em especial em quem tem diabetes. Por isso, o mais recomendado é sempre o equilíbrio.

Você pode gostar: Sente muitas dores? A Moringa pode ser a solução!

Se eu tomar os remédios e a insulina, posso comer o que quiser!

controlar a diabetes
A insulina ajuda muito a controlar da diabetes… mas o principal nessa luta vem de você!

Seria bom, não é? Mas, de novo…. não!

A diabetes mellitus é causada por uma deficiência de insulina, certo? Então se eu usar insulina eu posso comer o que eu quiser! Não!!!

Na verdade, a insulina está lá para fazer algo muito básico: ajudar a glicose a ser absorvida pelas células e cumpra o seu papel metabólico. Mas se ao mesmo tempo em que estou tentando prevenir a ela de ir para o sangue em excesso, eu comer mais alimentos que rapidamente se transformam em glicose… A insulina vai continuar não sendo o bastante para controlar a diabetes!

Nesse caso, o quadro pode inclusive piorar, pois o organismo vai continuar não dando conta do recado. Então, para diminuir a glicose, é absolutamente essencial também cuidar muito bem da alimentação!

Ou seja: para não ocorrer uma sobrecarga de glicose, é essencial aliar os medicamentos aos bons hábitos!

Saiba mais: Separamos essas 8 dicas para você emagrecer de maneira saudável!

Para controlar a diabetes eu preciso fazer muita atividade física!

controlar a diabetes
A caminhada pode ser uma ótima alternativa para começar a se exercitar!

Depende

Se exercitar diariamente é um tratamento para quase tudo, não é? Ainda assim, essa resposta não é tão fácil assim quando se trata da diabetes!

Isso porque, como já comentamos antes, existem diferentes tipos de diabetes. Portanto, há diferentes orientações quanto às atividades físicas. Por isso, logo de cara é importante dizer que a orientação médica é super importante!

De maneira geral é recomendado que se pratique exercícios físicos diariamente para controlar a diabetes, especialmente o tipo 2. Isso acontece porque o acúmulo de gordura, principalmente a abdominal, é muito perigoso para quem tem essa doença.

Afinal, é dessa reserva de energia que o corpo vai sempre retirar glicose quando perceber que ela está em falta nas células!

Além disso os exercícios físicos ajudam em um melhor funcionamento do metabolismo. Inclusive ajudando no tratamento da doença e até melhorando o efeito da insulina. Mas, para que isso não seja um risco em vez de uma ajuda, é necessário que os níveis de glicose estejam estabilizados.

Caso contrário, a atividade física pode ocasionar, entre outros riscos hiperglicemia, ou seja, o excesso de glicose no sangue. Para evitar que isso aconteça, é necessário tomar algumas medidas. Uma delas é organizar a sua rotina de exercícios contando com os horários dos medicamentos e da insulina, para evitar também a hipoglicemia.

10 mitos e verdades sobre a Disfunção Erétil
Você pode gostar: Você sabe o que é impotência sexual e quais os sintomas?

Outro ponto importante é saber o melhor horário para realizar as atividades físicas, evitando fazê-los nos picos de insulina. Falando nisso, a alimentação antes dos exercícios também deve ser planejada!

O tempo e tipo de exercício varia conforme cada quadro, para evitar uma queda muito grande da glicemia (hipoglicemia)! Portanto, a recomendação é ter cuidado com os exercícios de alta intensidade.

O melhor é preferir sempre os exercícios aeróbicos, de baixa intensidade. Além disso, a atividade não deve durar mais de 60 minutos.

Deu para perceber que são muitos detalhes na hora de pensar as atividades físicas para ajudar a controlar a diabetes, não é mesmo? É por isso que hoje em dia existem até mesmo academias especializadas em atender pessoas com essa doença e fazer esse acompanhamento.

Saiba mais: Conheça os 5 maiores benefícios do exercício físico para a sua saúde!

Mas afinal… Eu consigo manter a minha qualidade de vida, mesmo tendo diabetes?

Controlar a diabetes
Mudando uma coisinha aqui e outra ali… É possível controlar a diabetes!

Siiiiiiimmm!!!

Isso é muito possível! Para isso é muito importante investir em uma alimentação saudável, naquela dieta balanceada, e hábitos mais saudáveis. Nunca podemos esquecer do acompanhamento médico (seguir todas as orientações direitinho!). E, é claro, também de sempre procurar uma vida mais ativa.

Além disso, o ideal é que o diabético seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Essa equipe é formada profissionais da saúde de diversas áreas para tratar e prevenir todas as complicações que essa doença pode trazer. São aqueles que vão ajudar a planejar tuuuudo isso que comentamos aqui e levar para a prática, caso a caso!

Você pode gostar: Conheça as vantagens de uma boa caminhada diária!

Com todos esses cuidados, o diabético pode sim levar uma vida normal e controlar a diabetes! O mais importante é ter muita vontade e o esforço para dar os primeiros passos… Vamos lá?!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here