O que é e quais as causas da asma alérgica?

0
1309
o que causa a asma alérgica

Embora nós saibamos que milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com a asma alérgica, ainda não sabemos exatamente o que a causa.

Por essa razão, no artigo de hoje nós exploraremos um pouco mais sobre as causas e sintomas da asma alérgica!

Você pode gostar: Entenda a diferença entre artrite e artrose!

O que é a asma alérgica?

Primeiramente, é preciso entender que a asma é uma doença respiratória que afeta os pulmões e causa uma inflamação crônica nos brônquios.

Essa doença também é conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é geralmente hereditária e que está intimamente associada com as alergias.

O que causa a asma alérgica?

Quando o assunto é a causa da asma alérgica, a coisa pode ficar um tanto quanto confusa. Isso porque existem uma série de fatores que podem servir de gatilho para os sintomas da asma alérgica!

Alguns desencadeadores mais comuns são os seguintes:

  • Alergias: poeira, mofo, ácaro, pelos de animais
  • Infecções: viroses, gripes, resfriados, sinusite
  • Mudança brusca na temperatura
  • Cheiros fortes e fumaça 
  • Esforço físico
  • Outras: medicamentos, alimentos, causas hormonais

Você pode gostar: Testosterona baixa pode afetar a saúde dos homens!

Entretanto, além destes, fatores emocionais também podem agir como gatilho para uma crise de asma alérgica. Por exemplo, preocupação excessiva ou ansiedade também podem desencadear ataques de asma ou tornar um ataque mais grave!

Ou seja, estresse emocional e reações corporais estão intimamente ligados. Porém – e felizmente -, é possível romper essa conexão por meio de relaxamento e exercícios, gerenciamento do estresse e nutrição adequada.

Você pode gostar: 5 ótimas razões para usar a Moringa no tratamento das dores!

Além desses, outros gatilhos capazes de causar (ou piorar) os sintomas da asma alérgica incluem infecções virais e alergias a medicamentos. E até emoções positivas, como excitação e gargalhada podem disparar os sintomas!

Geralmente, os sintomas da asma alérgica se manifestam primeiramente na infância. Por exemplo, a exposição a fumaça de cigarro, em uma tenra idade aumenta as chances de desenvolver asma.

Porém, vale ressaltar que adultos também podem desenvolvê-la, dependendo, principalmente, de alguns hábitos, como o cigarro ou o estresse, por exemplo.

Por essa razão, é preciso identificar os primeiros sintomas da asma alérgica!

Você pode gostar: Diferença entre colesterol bom e colesterol ruim!

O que acontece no seu corpo

Imagine usar um espartilho vitoriano em volta do seu peito que alguém continua apertando e apertando. Essa sensação é uma realidade para os asmáticos!

Quando um asmático encontra um desencadeante, o corpo reage enchendo as vias aéreas com mucos. Isso faz com que o revestimento interno dos brônquios inche e os músculos das vias aéreas contraiam, reduzindo o suprimento de ar!

Porém, ao reconhecer os primeiros sintomas de uma crise de asma alérgica, o mais importante é recorrer aos medicamentos indicados e, se necessário, buscar ajuda médica!

Sintomas da asma alérgica

Os sintomas da asma variam de leves a graves e podem acontecer ocasionalmente ou diariamente.

Entretanto, existem algum sintomas clássicos que podem acometer aqueles que sofrem de asma.

  • Respiração difícil
  • Tosse contínua
  • Dificuldade para falar e andar
  • Hiperventilação
  • Pulso acelerado
  • Lábios azuis ou cinzas
  • Sibilo

O sibilo, som semelhante a um apito que sai do peito e que pode ser ouvido na expiração, é o sintoma mais fácil de identificar. Ele é o resultado das vias aéreas estreitadas pelo processo inflamatório. Entretanto, vale ressaltar que alguns asmáticos nunca sibilam!

É extremamente importante que os asmáticos e familiares saibam que um ataque de asma é uma emergência médica e deve ser tratada como tal.

Você pode gostar: Moringa Oleífera: 3 coisas que você precisa saber!

Curtiu esse artigo? Deixe seu comentário aqui pra gente!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here