Soltar o intestino: como fazer isso sem usar remédios?

0
653
soltar o intestino
Você pode passar menos tempo sofrendo no banheiro mudando apenas alguns hábitos para soltar o intestino!

Algo que para uns é rotina, para outros pode ser um grande um drama, não é verdade? Conseguir soltar o intestino muitas vezes é uma verdadeira saga! Quem convive com a prisão de ventre sabe muito bem disso… Há quem tente um pouco de tudo antes de ter algum resultado!

Num aperto, muitas vezes quem “resolve” o problema são os remédios. Mas, apesar dos laxantes e remédios similares ajudarem em um primeiro momento, a longo prazo nem sempre proporcionam um melhor funcionamento do seu intestino.

Por isso, o mais recomendado é que se mude alguns hábitos para não precisar recorrer aos remédios! O tal do intestino preguiçoso pode responder muito bem a algumas mudanças bem simples no seu cotidiano e alimentação.

Alias, sabe o melhor de tudo? Você pode começar HOJE MESMO!

Saiba mais: Veja as 20 melhores vantagens de se caminhar todo dia! 

Beba mais água!!!

Soltar o intestino
O hábito de beber água previne diversas doenças, incluindo a constipação!

Aposto que você já ouviu muito isso por aí, né? Talvez algumas vezes até tenha dito “eu já fiz isso e não foi o bastante”. Mas será que você bebeu água corretamente?

Sim! Tem uma maneira correta de consumir água. Para que a água ajude a soltar o intestino e manter o seu corpo bem hidratado, o interessante é:

  • Sempre beba água antes das refeições;
  • Não beba muita água de uma vez só, distribua essa quantidade ao longo do dia, assim o corpo a absorve melhor;
  • Prefira água em temperatura ambiente, pois a água gelada pode atrapalhar a digestão.
  • Preste atenção na sua sede! Isso quer dizer que o seu corpo precisa de água.

Lembra aquela conversa de “beba dois litros de água por dia”? Na verdade não é exatamente assim… Essa quantidade varia muito de pessoa para pessoa, de acordo com o peso e altura, por exemplo.

Por isso, o mais importante é estar atento aos sinais do corpo e descobrir o ideal para você! De qualquer forma o importante é realmente ir bebendo água ao longo do dia, principalmente antes das refeições.

Outra dica legal é espalhar garrafinhas de água nos lugares que você costuma passar o seu tempo e sempre levar uma com você!

Saiba mais: Descubra o que fazer para controlar a diabetes!

Tenha uma alimentação mais saudável

soltar o intestino

A água sozinha não vai fazer milagre, viu? Inclusive, um dos melhores jeitos naturais de soltar o intestino, é ter uma alimentação rica em fibras!

Isso porque as fibras, que não são digeridas pelo nosso organismo, junto com a água, ajudam muito no processo digestivo. Além disso, as fezes ficam menos duras e exigem menos esforço na hora de sair.

Inclusive, os alimentos ricos em fibras são muuuitos e tem pra todo gosto! Desde os grãos e farelos integrais (arroz, aveia, linhaça…) até os legumes e frutas. Então, não tem desculpa para não incluir eles na dieta!

Aliás, outra dica importante é evitar alguns outros alimentos que prejudicam a sua digestão. É o caso das comidas industrializadas. Frequentemente elas são pobres em fibras e ricas em outras substâncias que às vezes até mesmo agridem a sua flora intestinal.

Afinal, são essas bactérias que vivem no seu sistema digestivo que te ajudam a transformar a comida dentro de você! Esse é o grande motivo por trás da nossa próxima dica:

Saiba mais: quais são as principais fontes de fibras?

Busque alimentos probióticos naturais!

Soltar o intestino
Iogurte, kefir, e até mesmo o picles são probióticos que ajudam a manter a sua flora intestinal saudável!

Muita gente toma iogurte todos os dias pela manhã para ajudar a soltar o intestino, não é verdade? 

Bem, ele realmente pode ajudar! Ainda mais se ele for natural. Isso acontece porque o iogurte é um dos alimentos probióticos mais conhecidos. Mas não é o único!

Além dele também temos o kefir e outros alimentos fermentados que, se consumidos diariamente, melhoram a digestão de quem sofre de intestino preso.

Isso acontece porque esses alimentos possuem bactérias que não são nocivas para a nossa saúde, como os Lactobacillus. Como elas digerem parte do que nós comemos, aceleram o processo digestivo e ajudam em uma boa formação do bolo fecal.

Saiba mais: Será que a Moringa REALMENTE ajuda a controlar o peso?

Exercícios físicos ajudam a soltar o intestino

Soltar o intestino
Andar de bicicleta por 30 minutos diariamente, por exemplo, pode te ajudar a não precisar tomar remédios todos os dias para evacuar!

Além do que você ingere, o quanto você se movimenta também importa para a soltar o intestino.

Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física contribui para uma melhor circulação. Por isso, ajuda também o seu sistema digestivo a funcionar melhor e, por consequência, previne a prisão de ventre.

Nesse caso, o mais recomendado são os exercícios aeróbicos, que vão ser mais eficientes para aumentar a circulação na região do intestino.

Mas é sempre importante lembrar: espere a sua digestão terminar antes de fazer os exercícios! Se for se exercitar após alguma grande refeição, espere pelo menos uma hora.

Caso contrário, seu organismo terá dificuldades em manter a circulação sanguínea no sistema digestório e nos músculos ao mesmo tempo. Isso pode causar constipação, gases, entre outros problemas… Então, melhor esperar, né?!

Saiba mais: Conheça os benefícios do exercício físico!

Gostou das dicas? São hábitos simples mas que podem fazer toooda a diferença… E se você tiver outras sugestões, é só deixar um comentário aqui em baixo!

E-book Artrite Reumatóide 468x60px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here