O que é nictúria e quais são as causas?

4
2626
nictúria bexiga

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas é durante o dia que sentimos mais vontade de urinar.

Isso acontece porque a excreção normal de urina realmente acontece predominantemente durante o dia.

Entretanto, se você é sente maior vontade de urinar durante à noite, você pode estar sofrendo de Nictúria.

Mas afinal de contas…

O que é a Nictúria?

Nictúria (ou Noctúria) é o nome dado à condição de pessoas que têm uma eliminação de volume anormal de urina durante a noite.

Ela costuma ser estar associada ao envelhecimento, mas pode ocorrer em adultos e jovens também. De acordo com algumas pesquisas, a nictúria pode contribuir para as quedas de pessoas mais idosas.

Apesar de não parecer séria, ela tem implicações negativas na qualidade sono. Porém, as implicações são mais graves já que, no decorrer do tempo a nictúria pode afetar também a qualidade de vida da pessoa.

Isso porque são frequentes os cortes do sono, o que gera maior cansaço e irritação durante o dia.

Saiba mais: 6 sinais de que você pode ter artrite reumatoide!

O que causa a Nictúria?

A verdade é que existem diversas causas possíveis para esta condição, como por exemplo, uma maior ingestão de líquidos à noite.

Vale lembrar também que, embora não seja um grave problema de saúde, a nictúria pode ser sinal de que algo não está bem com o seu corpo. Outras causas comuns para a Nictúria são…

  • Bexiga hiperativa
  • Diabetes
  • Remédios diuréticos
  • Infeção do trato urinário
  • Problemas renais

Vale lembrar que quando esta condição começa a afetar de maneira negativa a vida das pessoas, é hora de buscar tratamento!

Saiba mais: Já falhou na hora H? Entenda o que pode ser!

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da nictúria pode ser feito por um clínico geral ou por um urologista, que é o médico especializado em tratar doenças do trato urinário.

Primeiramente é feita a anamnese, ou seja, uma série de perguntas que visam entender melhor os sintomas. Por isso, vale a pena levar uma lista com os principais sintomas e incômodos para facilitar o diagnóstico.

Caso seja necessário, o seu médico poderá pedir alguns exames como de urina ou glicemia. Baseado nos resultados, o médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

É importante lembrar que a automedicação não é uma boa saída! Por isso, caso os sintomas desta doença estejam atrapalhando a sua qualidade de vida, o ideal é sempre buscar um médico!

Saiba mais: Por que a Moringa ajuda na prevenção de doenças?

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Disfunção Erétil 468x60px

4 COMENTÁRIOS

    • Puxa, dona Sonia, lamento saber disso! O melhor agora é confirmar esse diagnóstico com o seu médico e começar o tratamento! Desejo melhoras pra senhora! Um grande abraço pra senhora e toda a sua família!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here