O que você precisa saber sobre as doenças reumáticas

0
84
doenças reumáticas

Se você costuma sentir dificuldade para se levantar, abaixar, erguer objetos ou mesmo caminhar, fique atento! Pode ser um sinal de alguma doença reumática!

Mas você sabe que isso quer dizer?

Na verdade, é importante entender que quando falamos de doenças reumáticas, não estamos falando de apenas uma doença…

Fique com a gente que vamos te contar! Mas antes, vamos do princípio…

O que são doenças reumáticas?

As doenças reumáticas também são conhecidas por outros nomes: reumatismo e artrite são alguns deles, por exemplo.

De acordo com o dicionário, reumatismo é um nome genérico dado a um conjunto de doenças que afetam o estruturas do sistema conjuntivo.

Em outras palavras, afetam os músculos, os ossos, as articulações, os tendões e os ligamentos, que juntos, formam o sistema motor.

Na verdade, existem aproximadamente 100 tipos de doenças reumáticas já catalogadas, cada uma com causas, sintomas e tratamentos específicos.

Vamos conhecer algumas delas?

Conheça as principais vilãs

doenças reumáticas

Artrite reumatoide: É uma doença autoimune e que ataca as articulações, deixando-as doloridas, avermelhadas e quentes. Não há cura, porém, sem tratamento, pode levar à graves deformações das articulações.

Artrose: Também afeta as articulações, porém diferentemente da artrite reumatoide, não é autoimune. No caso da artrose, o que ocorre é um desgaste das cartilagens que revestem os ossos, levando a um atrito entre eles e muita dor.

Fibromialgia: É uma doença extremamente difícil de se diagnosticar. Isso porque ela se caracteriza como uma dor persistente e incômoda que se sente em várias partes do corpo. Ela está diretamente ligada ao funcionamento anormal do sistema nervoso.

Osteoporose: É caracterizada pela perda de massa óssea. Em outras palavras, é uma doença onde os ossos perdem cálcio e se tornam frágeis e mais propensos a fraturas. Por não apresentar sintomas aparentes, é difícil de diagnosticar. Porém, é possível preveni-la com uma alimentação rica em cálcio.

Além dessas 4, existem muitas outras que, somadas, atingem milhões de pessoas no mundo todo. O principal problema é que estas doenças afetam enormemente a qualidade de vida das pessoas, podendo, inclusive, afetar o rendimento no trabalho.

Mas, afinal…

O que fazer nesses casos?

Identificá-las pode ser muito difícil inicialmente, especialmente porque os sintomas podem ser semelhantes…

Por isso, é muito importante contar com ajuda do seu médico para um diagnóstico correto. Apenas ele poderá solicitar os exames corretos que ajudarão a encontrar o melhor tratamento para você!

É importante lembrar também que sentir dores nos músculos ou articulações não necessariamente significa a presença de doenças reumáticas. De todo modo, caso você desconfie que sofre com alguns sintomas, não deixe de procurar um médico.

Deste modo, você poderá receber o tratamento mais indicado para o seu caso!

E lembre-se, prevenir é sempre o melhor remédio!

Curtiu este artigo? Então deixa o seu comentário aqui embaixo!

Newsletter 728x90px

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here