4 tipos de tratamento da Artrite Reumatoide

2
1705
tratamento da artrite reumatoide

A artrite reumatoide não é brincadeira, mas tem tratamento! Conheça agora os 4 tipos de tratamento da Artrite Reumatoide!

Depois de muito sofrer com dores nas juntas que você não sabia explicar você foi ao médico. Ao sair de lá, você se depara com uma notícia desagradável: você é mais uma vítima da artrite reumatoide.

E aí, começam as dúvidas. Que doença é essa? Existe cura? E o tratamento da artrite, como funciona?

Pensando nisso, hoje fazemos um post dedicado unicamente a esse assunto! Portanto, vamos à primeira e maior dúvida das pessoas quanto a essa doença:

Saiba mais: O que é a artrite reumatoide e quais os sintomas?

Existe cura para a Artrite Reumatoide?

Primeiramente, é importante entender que não existe cura.

Por isso, e ainda que a artrite reumatoide seja uma doença autoimune, a prevenção é sempre o mais indicado! Uma boa forma de prevenir, e até mesmo impedir a progressão da doença é cultivar bons hábitos!

Desvendando os mistérios da Artrite Reumatoide

Porém, em casos onde a doença já está instalada, você pode recorrer a alguns tratamentos disponíveis.

Por exemplo, alguns impedem a progressão da doença, como os DMCDs. Alguns são paliativos e tratam apenas os sintomas, enquanto outros são medidas mais extremas, como cirurgias. Porém, os melhores tratamentos são sempre os preventivos!

Nestes casos, é sempre melhor consultar um médico reumatologista, uma vez que ele poderá ajudar você a descobrir o melhor tratamento para o seu caso!

Sem mais delongas, vamos conhecê-los um pouco melhor…

Você pode gostar: Conheça as principais causas da impotência sexual!

1. Os DMCDs

tratamento da artrite
Apesar de não aliviarem os sintomas, os DCMDs ajudam a impedir a progressão!

Embora pareça um nome complicado, esta é uma sigla para designar as Drogas Modificadoras do Curso da Doença (do inglês, Disease-modifying antirheumatic drugs).

Estas drogas são usadas no tratamento da artrite reumatoide porque ajudam a diminuir a inflamação das articulações. Vale ressaltar que existem vários tipos de DMCDs e cada um funciona de uma maneira diferente.

Por exemplo, alguns atingem o seu sistema imunológico como um todo, enquanto outros atingem apenas algumas células específicas. Por essa razão, antes de fazer uso de qualquer um desses medicamentos, o ideal é consultar um médico!

      Pros: É um tratamento muito efetivo para impedir a progressão da doença e ajudar na preservação das articulações, já que evitam maiores danos.

      Contras: Dependendo do estágio da doença, não ajudará necessariamente com as dores. Além disso, pode ser muito caro, e provocar efeitos colaterais como náuseas e tontura. Em alguns casos, pode até mesmo ser contraindicado!

Saiba mais:

2. Tratamentos Paliativos

tratamento da artrite
Tratamentos com anti-inflamatórios não esteroides e corticoides estão entre os tratamentos paliativos!

Diferentemente do anterior, este tipo de tratamento da artrite reumatoide não necessariamente impedirá a progressão da doença. Entretanto, eles ajudarão no controle da dor.

Desvendando os mistérios da Artrite Reumatoide

Tratamentos paliativos incluem anti-inflamatórios e analgésicos como Dorflex, Torsilax, dentre outros. Este tipo de medicamento ajuda a diminuir a inflamação e, principalmente, a dor, por um período de tempo.

Outros tratamentos paliativos são feitos à base de corticoides, um tipo de medicamento mais forte e que ajuda especialmente no controle da dor. Entretanto, antes de começar um tratamento à base de corticoides, é muito importante consultar um médico!

      Pros: Alguns deles efetivamente ajudam no controle da dor, permitindo que a pessoa volte a realizar atividades simples do dia a dia. Podem ser utilizados junto à outras formas de tratamento.

      Contras: Apesar de aliviar as dores, seu tempo ação é muito curto, podendo chegar a, no máximo, 12 horas. Após esse período, é necessário tomar novamente a medicação ou as dores voltarão. Além disso, incluem efeitos colaterais que podem ir de dores no estômago até o aumento de peso.

Você pode gostar: 5 melhores benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde!

3. Cirurgia

tratamento da artrite reumatoide
Em casos onde os medicamentos orais já não funciona, a cirurgia pode ser recomendada!

Este é uma medida extrema para o tratamento da artrite reumatoide. Isso porque ela é recomendada em casos onde outros tratamentos não funcionaram ou deixaram se surtir efeitos.

A cirurgia é feita nas articulações atingidas pela artrite reumatoide e pode envolver a substituição total da articulação, a união dos ossos (artrodese), ou a remoção do revestimento da articulação (sinovectomia).

      Pros: No caso da substituição total da articulação, pode realmente aliviar dores e impedir a progressão da doença, além de corrigir eventuais deformidades.

      Contras: Como toda cirurgia, é um uma medida arriscada e, infelizmente não oferece garantias de que a doença não voltará.

Você pode gostar: 5 dicas incríveis para fazer uma compressa de gelo!

4. Tratamentos Preventivos

A Moringa Oleífera é uma planta que têm ajudado muitas pessoas a tratar e prevenir a artrite!

Prevenção é sempre o melhor remédio“, já diz aquele ditado antigo.

Porém, no caso destes tratamentos da artrite reumatoide, eles ajudam não apenas na prevenção, como também impedem a progressão da doença!

Dentre os tratamentos preventivos, estão inclusas a fisioterapia, a acupuntura, e a prática de atividades físicas. Medidas como essas são extremamente importantes, pois ajudam a manter as articulações lubrificadas, mesmo que a doença já esteja instalada.

Além destes, existem também alguns tratamentos naturais contra a artrite reumatoide e que podem prevenir e tratar a dor, sintoma mais incômodo da doença. Um exemplo disso, são os tratamentos à base de Moringa Oleífera, que têm se mostrado bastante efetivos!

Saiba mais: Por que você PRECISA conhecer a Moringa Oleífera?

      Pros: Costumam ser muito mais baratos e acessíveis do que as opções anteriores. Além disso, se combinados da forma correta, apresentam muito mais resultados e menos efeitos colaterais.

      Contras: Dependendo do estágio da doença, pode ser que, sozinhos, não apresentem tantos resultados. Entretanto, quando combinados com outras formas de tratamento, os resultados podem ser muito positivos.

Desvendando os mistérios da Artrite Reumatoide

Qual o melhor tratamento?

tratamento da artrite reumatoide
Bom, não há tratamento perfeito!

Como você pode perceber, não há tratamento perfeito, e cada um deles tem seus prós e contras.

Para definir o melhor tratamento para o seu caso é preciso levar em consideração o seu estilo de vida e o estágio da doença, além de outros fatores. Por isso, é preciso pensar bem e conversar com seu médico!

Saiba mais: Conheça um tratamento natural contra a Artrite Reumatoide!

Você curtiu conhecer um pouco mais sobre as formas de tratamento da artrite reumatoide? Deixe seu comentário aqui embaixo!

E-book Moringa Oleífera 468x60px

2 COMENTÁRIOS

    • Puxa, Sueli, que bom ler o seu comentário! Muito obrigada viu! E pode deixar que continuaremos pesquisando para trazer ainda mais informações para os nossos leitores! Um grande abraço!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here